Grupo musical formado por pessoas com deficiência se destaca em Guaíba

Idealizador do projeto descreve o grupo como "uma grande família"

Camila Souza
2 min readNov 27, 2019

Camila Souza

Projeto ‘Bandinha do Barulho’ nasceu durante uma oficina de canto livre | Foto: Camila Souza

Foi durante uma oficina de canto livre, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Semente do Amanhã, que nasceu um projeto muito especial. Após ministrar a oficina, o professor João Medeiro convidou os alunos com necessidades especiais para participar do projeto que, mais tarde, recebeu o nome de “Bandinha do Barulho”.

O pandeiro é um dos instrumentos favoritos dos integrantes da Bandinha | Foto: Camila Souza

Sem imaginar o sucesso que estava pela frente, os alunos aceitaram o convite e, junto com João Medeiro, deram início aos ensaios. Em poucas semanas, foram convidados para fazer uma apresentação no Fórum Permanente de Políticas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, promovido pela FADERS em Guaíba. A partir daí, o projeto se tornou um sucesso e recebe convites para participar de diversos eventos. Recentemente se apresentou no I Simpósio da Pessoa com Deficiência, em Capão da Canoa, e no último domingo (24) na III Feijoada da APAE, em Guaíba.

Alegria e concentração marcam a apresentação da Bandinha na III Feijoada da APAE | Foto: Camila Souza

O conjunto faz parte do projeto Música para Todos, promovido pela Prefeitura de Guaíba, e conta com aproximadamente 30 participantes, em sua maioria portadores de necessidades especiais, além de familiares dos alunos. O professor João Medeiro descreve a Bandinha do Barulho como “uma grande família” e relata a importância do projeto: “Para trabalhar a ideia de inclusão e fortalecer vínculos familiares, a Bandinha do Barulho veio para somar e mostrar que as pessoas com necessidades especiais têm potencial”, afirma o músico. Os ensaios do grupo acontecem nas tardes das quartas-feiras, no CRAS Semente do Amanhã.

O músico João Medeiro conduz a Bandinha do Barulho durante a apresentação | Foto: Camila Souza

Produzida na disciplina de Fotojornalismo (2019/2) do Curso de Jornalismo (Campus Fapa) do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Supervisão: Prof. Francisco Amorim

--

--

Camila Souza
Camila Souza

Written by Camila Souza

Jornalista formada pela UniRitter | Redatora no Correio do Povo

No responses yet